top of page
Buscar

8 Tipos de Dinâmicas de Grupo



As dinâmicas de grupo é uma atividade com o potencial de melhorar o engajamento e a colaboração entre colaboradores e pode ser utilizada com diversos objetivos no dia a dia, como:


  • Aumentar a motivação;

  • Colocar em prática algo teórico;

  • Ferramenta para processos seletivos;

  • Fortalecer atividades de treinamentos.


Dessa forma, a aprendizagem participativa é o foco desse tipo de atividade. Assim, reforça o trabalho em conjunto entre os colaboradores e ajuda a melhorar o clima organizacional no ambiente de trabalho.


Além disso, treinar competências tem sido o investimento de empresas que já compreenderam a importância da gestão de pessoas em qualquer processo administrativo. Por isso, cada vez mais a dinâmica de grupo tem se tornado uma ferramenta importante nas organizações.


Abaixo apresentamos 8 tipos de dinâmicas que você poderá aplicar na empresa ou em suas atividades de grupo:


1 - Dinâmica de Quebra-Gelo

São dinâmicas simples e superficiais que objetivam descontrair o grupo, diminuem a tensão e facilitam os primeiros contatos entre os participantes. É um recurso muito utilizado por romper a formalidade e promover a aproximação entre as pessoas despertando o interesse de uns pelos outros;


2 - Dinâmicas de Apresentação:

São dinâmicas que possibilitam aos participantes apresentarem-se, compartilhando com o grupo as primeiras informações a respeito de cada um de forma criativa e descontraída. Geralmente nessa dinâmica estimula-se que o participante responda perguntas básicas, por exemplo: Quem sou eu? Onde eu moro? Eu gosto de? Eu não gosto de? Meu sonho é?


3 - Dinâmicas de Integração:

São dinâmicas que procuram oportunizar um maior contato interpessoal entre os participantes.

Neste tipo de dinâmica é possível uma observação da atuação individual e grupal, pois se estimula uma troca mais expressiva nos relacionamentos, um diálogo aprofundado que permitem a cada membro expor ao grupo a visão que tem de si próprio.


4 - Dinâmicas de descontração:

São dinâmicas que têm por objetivo soltar o corpo, movimentar-se, animar-se em relação à posição ou situação em que se encontra o participante.

São adequadas em grupos em que não há interação grupal ou se está a um determinado período numa mesma posição ou atividade demonstrando desatenção ou cansaço.


5 - Dinâmicas de Expressão:

São dinâmicas apropriadas para expressar sentimentos e emoções, e também proporciona uma visão de como os participantes se vêem entre si. Neste tipo de dinâmica é comum surgirem fortes conteúdos emocionais que perpassam pela autoestima, preconceitos e valores pessoais, portanto, são dinâmicas que demandam uma grande habilidade do facilitador para serem conduzidas.


6 - Dinâmicas de Comunicação

São dinâmicas que visam ampliar a percepção para as diversas formas de comunicação e pretendem desenvolver habilidades de comunicação e desenvoltura na captação e repasse de informações;


7 - Dinâmicas de Trabalho em equipe:

Objetivo é observar o comportamento do grupo na resolução de uma tarefa ou problema.

Também é possível verificar características individuais como a flexibilidade, forma de interação, respeito, cooperação, comunicação, a capacidade de persuasão, liderança e o consenso. Neste tipo de dinâmica o feedback é essencial para a mudança de comportamentos inadequados;


8 - Dinâmicas de Liderança:

São dinâmicas que proporcionam vivencias de situações em que são exercitadas as capacidades de liderança, atitudes, pro atividade, flexibilidade, comunicação, gestão de conflitos.

São dinâmicas específicas para treinar habilidades em liderança e tomada de decisão.





 
 
 
bottom of page